domingo, 7 de março de 2010

O hipócrita, portanto, é descrito de modo perfeito em Mateus 23

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei; a saber: a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas. Guias cegos! que coais um mosquito, e engolis um camelo.

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de rapina e de intemperança. Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia.

Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos, e dizeis: Se tivéssemos vivido nos dias de nossos pais, não teríamos sido cúmplices no derramar o sangue dos profetas.

Assim, vós testemunhais contra vós mesmos que sois filhos daqueles que mataram os profetas. Enchei vós, pois, a medida de vossos pais. Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno? Veja que todas as ênfases de Jesus resumem-se há apenas algumas coisas:

1. Tentar parecer ser o que se não é.

2. Impor a aparência exterior como paradigma para os demais.

3. Viver da arrogância de clonar o ser do outro conforme a nossa própria e falsa aparência.

4. Privilegiar as performances visíveis aos olhos, detendo a verdade que existe no ser.

5. Usar o poder da religião, ou da moral, ou da ética, ou das etiquetas, como instrumento de poder e opressão sobre os que procuram ajuda.

6. Oferecer-se como representante de Deus entre os homens.

7. Criar um sistema de aferimento espiritual baseado na reverencia concedida a si mesmo.

8. Afirmar-se com guia do próximo, sendo que o coração sabe que para dentro não se enxerga nada além de podridão.

9. Manipular o saber religioso e fazer dele uma adaptação que justifique as conveniências da própria doença; enquanto se alegra ante a submissão do próximo diante dele.

10. Transformar a própria arrogância em missão; daí o percorrerem os mares a fim de piorar os seres humanos, ensinando-os a praticarem as obras que um pagão não realiza: pregar a verdade de Deus como opressão e controle.

Todo hipócrita é inseguro. O que habita a hipocrisia é a insegurança que se transformou em maldade. O ser inseguro pode se transformar num ser mal, se a sua insegurança se deixar possuir pela ânsia de poder sobre o próximo.

Todo hipócrita é invejoso. Todo hipócrita é cínico. Todo hipócrita não se enxerga. Todo hipócrita não tem outro mundo se não o exterior.

Assim, dei uma entradinha rápida aqui e escrevi isso meio no tranco. Fiz isto apenas porque acabei de conversar com uma pessoa gente boa de Deus, mas que vive hoje a angustia de confundir sua dor de auto-descoberta, de incoerências, e de doenças pessoais, com hipocrisia.

Hipócritas não procuram aconselhamento. Hipócritas não confessam pecados. Hipócritas só chamam de pecado aquilo que pode ser verificável pelos olhos da carne. Daí o hipócrita sofrer seu próprio erro como castigo.

Ele é um inseguro que ao invés de confessar sua insegurança, e suas próprias incoerências, transforma-as em instrumento de dominação sobre o próximo.

Então, vira diabo. O hipócrita é o cara que quer todo mundo tão raso, tão exteriorizado, e tão doentemente sadio quanto miseravelmente doente ele é.

O hipócrita não é quem peca e se sabe pecador. O hipócrita é aquele que acaba se convencendo acerca da mentira de que ele próprio não peca. O Hipócrita se sente ofendido pela Graça de Deus. Não sei porque escrevi isto aqui, e agora. Mas Deus sabe. E para os pastores que começaram a se enxergar, fica aqui uma palavra de irmão: Ao invés de se calar ante suas própria incoerências, afirme o amor de Deus baseado nelas próprias. E não ponha sobre os homens os pesos que você mesmo sabe que ninguém consegue carregar. Anuncie a Palavra para você mesmo, e, como decorrência, para quem quiser ouvir. Mas deixe uma coisa bem clara: a Palavra é, sobretudo, para você; por isto é que você a prega. Quanto ao mais, Jesus no ensinou o caminho da cura para hipocrisia. Leia: Vós, porém, não queirais ser chamados de Mestre; porque um só é o vosso Mestre, e todos vós sois irmãos. E a ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque um só é o vosso Pai, aquele que está nos céus. Nem queirais ser chamados guias; porque um só é o vosso Guia, que é o Cristo. Mas o maior dentre vós há de ser vosso servo. Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado. Esta é a Palavra que cura a hipocrisia. Nela está a nossa libertação. Um beijo para todos. Nele, que não tem máscaras,

Nenhum comentário:

Postar um comentário