sexta-feira, 23 de abril de 2010

Os cinco pontos do novo líder

Vivemos hoje um buraco de execução. As pessoas não se entendem nem entre si, nem com a igreja onde congregam. Se as pessoas não falam a mesma língua, não conseguem fazer um trabalho decente. Esse é um dos principais motivos pelo qual as nossa igrejas estão vazias.

É o que afirma Stephen Covey, autor de Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes. Compete a um novo tipo de líder conseguir unir a igreja, os obreiros e a equipe em torno de um mesmo objetivo. Para isso, o líder deve desenvolver essas cinco características:

1. Clareza – Muitas pessoas congregam anos em uma igreja e não sabem exatamente o que fazem ali. Qual é o seu papel dentro da igreja, dentro do ministério. Sem saber isso, existe a dificuldade de compreender a missão e visão da igreja a que pertence. Cabe ao líder explicitar as regras para que todos as entendam. Algumas dicas:

- Faça com que a meta a ser trabalhada por sua equipe seja anunciada de várias formas: verbalmente, por escrito, através de uma pequena reunião. Cada pessoa responde diferentemente a um estímulo.

- Pergunte a eles qual é a missão da igreja. E opor que cada um deles está ali. Ouça as respostas e tente encaixar cada uma com a meta em questão.

2. Compromisso – Nenhuma liderança é imposta. Para Covey, esse é um princípio fundamental para o líder que deseja realizar seu trabalho com sucesso. Ele não pode impor sua autoridade, deve exercer uma liderança natural e garantir a concordância e apoio do grupo. Veja:

- Converse com todos, peça opiniões, sugestões. Não tenha medo de mudar seu plano.

- Esteja certo de que todos em sua equipe aceitam a meta em questão em sua totalidade.

3. Capacitação – A essa altura sua equipe já sabe o que fazer e está comprometida com aquele projeto. É hora de ver se todos – inclusive você, o líder – estão prontos para começar a trabalhar na meta. Ou seja, há algum obstáculo para a realização de um trabalho eficiente? Algum problema que deve ser decidido antes que o pessoal efetivamente comece o projeto? Reveja todos os passos, para identificar possíveis problemas. Lógico que isso não vai eliminar os imprevistos, mas vai facilitar – e muito – o seu trabalho e da sua equipe.

4. Responsabilidade – É hora de prestar contas. Não apenas a você, líder, mas uns aos outros. Uma equipe alinhada e integrada a um objetivo deve estar em constante comunicação uns com os outros – assim, correções na rota e constantes melhorias no projeto acontecem naturalmente. Algumas dicas:

- Reveze o comando das reuniões de sua equipe. Dar voz ativa a todos é uma forma garantida de aumentar a comunicação entre membros.

- Crie um espaço na semana onde sua equipe informe uns aos outros de seus compromissos e avanços.

5. Sinergia – As melhores equipes esportivas funcionam na base do olhar: um olha para o outro, e já se sabe que jogada fazer; os casais mais felizes comunicam-se quase telepaticamente, há um acordo que acontece sem palavras, apenas baseado no conhecimento um do outro. Com a sua equipe, é a mesma coisa. Você precisa se certificar que eles sabem trabalhar juntos para atingir a meta. Algumas dicas:

- Estimule a criação de sugestões para a melhoria do processo de trabalho.

- Não crie estações fixas de trabalho; as pessoas devem trabalhar junto com aqueles que precisam falar naquele dia ou semana.

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